Modernidade e ambientes integrados para jovem casal
Para o apartamento de um jovem casal no bairro Bom Fim, de Porto Alegre, as arquitetas Carolina Franceschetto e Letícia Paludo, da Soul Arquitetura, receberam o desafio de transformá-lo em um lugar prático e moderno, ao mesmo tempo, refletindo o estilo de vida do casal com idade de 28 anos. Aceito o desafio, as arquitetas optaram por uma leve pegada industrial e fizeram o piso do apartamento de porcelanato acetinado da Portobello que imita cimento, já no quarto do casal, o piso recebeu um laminado com poucas ranhuras que deixa a base da decoração bem clean.
Ambientes integrados Tons de cinza, preto e branco foram escolhidos com o objetivo de trazer modernidade e destaque para a cozinha, sala e home office, ambientes integrados que proporcionam um aconchego aos moradores e visitantes. Além disso, a sala de estar/jantar recebe um painel em madeira, uma mesa de jantar toda em laca branca, cadeiras Eiffel brancas com pés em madeira que proporcionam um ambiente tranquilo e iluminado.
“Para dar uma sensação de amplitude e delimitar o espaço do jantar, instalamos um espelho em toda a altura da parede atrás da mesa”, comenta Carolina.
Todas as cores remetem a uma integração. Nas portas do home office o azul foi escolhido e repetido no tapete e nas almofadas. O tapete geométrico (Oppa Design) leva tons de azul, vermelho e cinza combinando com o sofá cinza neutro. As mesas laterais são vermelhas e pretas, e as banquetas pretas na bancada da churrasqueira fazem sintonia com o preto do mobiliário da cozinha.
“O painel da sala foi projetado em mdf com revestimento melamínico em cor de madeira natural. A arte do painel foi extremamente planejada para esconder completamente a churrasqueira existente quando fechado, bem diferente da solução convencional da tampa aparente, sem puxadores ou molduras”, explica Letícia.
Home office descontraído
Como todo casal moderno, os clientes precisavam de um home office alegre e funcional, mas tinham pouco espaço. A solução foi criar o escritório junto à sala, onde as arquitetas escolheram um armário aéreo com nichos abertos e fechados, que deixam livros à mostra. Para alocar o computador, uma bancada e os gaveteiros brancos deixam o espaço charmoso e funcional.
Banheiros
O armário amarelo da bancada compõe o banheiro suíte do casal, junto com uma solução de adesivos geométricos na parede que trazem também contemporaneidade e evitam quebrar azulejos existentes. O armário aéreo foi feito com uma porta de espelho que corre por todo o móvel, evitando dividir o espelho em dois, como em uma porta convencional de abrir. O lado aberto tem espelhos no fundo e prateleiras de vidro, que servem como expositor de cremes e perfumes e dão leveza ao aéreo que foi instalado em toda a extensão da parede.
Já o banheiro social foi feito todo em branco, exceto pelo mesmo piso cinza por continuidade com o corredor do apartamento. Nas bancadas e muretas foi utilizado o eco mármore branco. As arquitetas sugerem como alternativa à utilização de Silestone ou Quartzo, pois tem uma cor mais uniforme do que um mármore nacional e com valor semelhante. <Voltar